Exercícios de gramática 7º ano


EXERCÍCIOS


Exercitando as classes de palavras - Para 7º ano





1. Complete o poema com os substantivos abaixo:
 lua  -  caixa  -  céu  -  vida  -  lápis  -  sonhos  -  flores  -  arco-íris  -  pôr-do-sol
            Caixa de lápis de cor
            Na minha__________de________de cor, guardo um__________. Muitas___________e um_______________.Se chove, vou colorir o________de azul, posso até desenhar uma______no dia, desenhar um poema no céu. Na minha caixa de lápis de cor quardo o segredo dos__________coloridos da minha_________.
2. Sublinhe os substantivos presentes no texto abaixo:
            A loja do avô é linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos. Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis, cadernos, decalques, papéis de seda de todas as cores, cartolinas, cartões-postais. E no meio de todas estas maravilhas, atrás do balcão, o avô sentado, sério, como um cão-de-guarda. Nada para se pegar, tudo só para ver de longe, a pior maldade.
3. Dos substantivos abaixo, sublinhe os próprios circule os comuns:
América, animais, Amazônia, baleia, continente, Monteiro Lobato, Américo Vespúcio, água, mamífero, rio, Rio Pelotas, crianças, livros, MDCA.
4.Juntando as palavras abaixo, forme nove substantivos compostos.
banana, correio, perfeito, papel, água, quente, espada, criado, amor, cachorro, moeda, prima, manga, pombo, mudo, viva, maçã, obra.
1___________2__________3___________4___________5__________6__________
7____________8_____________9______________
5. Dos dias da semana, quais são simples e quais são compostos?
simples_________________compostos___________________________________
6. Forme substantivos derivados os substantivos primitivos abaixo:
pedra_____________ferro____________dente_____________carta____________
7. Os substantivos abstratos provêm de adjetivos. Veja a transformação e faça o mesmo, circulando o que é adjetivo e sublinhando o que é substantivo.
 O palhaço está feliz / A felicidade do palhaço
a) Este estudante é inteligente___________________________________________
b) O rapaz é tranquilo__________________________________________________
c) O olhar deste cachorro é meigo________________________________________
d) A criança é sincera__________________________________________________
e) A garota é esperta__________________________________________________
8. As palavras abaixo indicam características. Forme com essas palavras substantivos abstratos acrescentando a terminação -eza:
belo_____________pobre_____________rico___________fraco_______________
duro_____________estranho____________mole________frio_________________
9. Os fatos relatados a seguir estão no passado. Reescreva-os como se eles estivessem acontecendo no momento em que são narrados.
Ele passeava pelo atraente departamento de brinquedos eletrônicos e acabara de cumprimentar um velho conhecido, quando viu um homem, e mais que ele, sua mão surrupiando um trenzinho de pilha, imediatamente enfiado em uma bolsa promocional da loja. Interrompendo seu sorriso, ele deu um passo firme, fez voz de vigia de prédio chique e perguntou o que estava acontecendo.
10. Complete as frases com a forma verbal no futuro.
No dia em que eu tiver sorte, ____________________________________(ganhar) na loteria.
Quando nós soubermos a verdade___________________________________(contar) tudo a você.
Se eles quiserem guerra, ___________________________________________(ter) guerra!
Quando eu puder, ___________________________________________(ir) a Paris.
11. Identifique os pronomes nas frases. Em seguida, classifique-os.
Muitos são os conhecidos, poucos, os amigos.
Cada pessoa sabe onde o sapato aperta.
Nada como um dia após o outro.
O sol brilha para todos.
Pau que nasce torto, ninguém, em tempo algum, endireita.
Pimenta arde nos olhos dos outros.
12. Em cada item, há uma oração empregando o pronome incorretamente.Identifique o erro e corrija:
O nevoeiro encobria todo o pântano onde Holmes e seus amigos se escondiam. Ele sentia muito frio.
O cão gigantesco era e feroz e metia medo. Eles eram os causadores das mortes naquela família.
Comprei belas sandálias ontem. Hoje já estou usando elas.
Ontem vi um cão abandonado na rua. Hoje encontraram ele morto.
João olhou assustado para Pedro quando percebeu seu sangramento.
13. Identifique no texto os advérbios e as circunstâncias que eles exprimem.
A Borboleta Orgulhosa
A borboletinha era uma beleza, mas achava-se uma beldade. Devia, pelo menos, ser tratada como a rainha das borboletas, para que se sentisse satisfeita. Quanta vaidade, meu Deus!
Não tinha amigos, pois qualquer mariposa que se aproximasse dela era alvo de risinhos e de desprezo.
- o que você faz perto de mim, criatura? Não vê que sou mais bela e elegante do que você? costumava ela dizer, fazendo-se de muito importante.
Nem os seus familiares escapavam. Ficava longe dos seus próprios pais e irmãos, como se ela não houvesse nascido naturalmente, mas tivesse sido enviada diretamente do céu. Tratava-os com frieza, como quem faz um favor,.
- Sim, você é formosa, borboletinha, mas não sabe usar essa qualidade como deveria. Isso vai destruí-la em breve! – Preveniu-a solenemente um sábio do bosque.
A borboletinha não deu muita importância às palavras do sábio. Mas uma leve inquietação aninhou-se em seu coração. Respeitava aquele sábio e temia que ele tivesse razão. Mas logo esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual.
Um dia, a profecia do sábio cumpriu-se. Um rapazinho esperto surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque. Achou-a magnífica e com sua rede apoderou-se dela. Como é triste ver a borboletinha vaidosa atravessada por um alfinete, fazendo parte da coleção do rapaz!
Cada um tem aquilo que merece. Não adianta pôr a culpa de nossos erros nos outros, no destino, em Deus ou na má sorte. Cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso. 

EXERCÍCIOS VERBOS MODO INDICATIVO

1. Coloque o verbo pedido no presente do subjuntivo começando a frase pelas palavras: É preciso que eu...
Cantar.
Pôr 
Trazer
Ver
Vir

2. Coloque agora no imperfeito do subjuntivo, começando as frases pelas palavras: Era necessário que nós...
Cantar
Pôr
Trazer
Ver
Vir

3. Reescreva as frases a seguir :
- empregando o primeiro verbo no futuro do subjuntivo e o segundo no futuro do presente do indicativo;
- empregando o primeiro verbo no imperfeito do subjuntivo e o segundo no futuro do pretérito do indicativo;

a) Se eu (saber) o resultado, vocês também (saber). 
b) Se nós (jogar) xadrez, eles também (jogar). 
c) Se nós (querer) sair, elas também (sair) 

4. Reescreva as frases da tira em que há uma locução verbal. Substitua a locução pelo verbo principal no futuro. Veja o exemplo:
Exemplo: “Jon, vamos saborear este momento!” ---------» “Jon, saborearemos este momento!”.


d) Retira da tira um verbo que indica uma ação acabada ou concluída, escreva o tempo e o modo a que pertence: 
e) Retire da tira um verbo que indica uma ação inacabada ou incompleta, escreva o tempo e o modo a que pertence: 

3) Preencha os espaços com os verbos dos parênteses, no presente do subjuntivo.
a) Talvez eu _______________ outras curiosidades sobre um dos maiores gênios de todos os tempos. (conseguir)
b) Tomara que todos _________________ o valor desse gênio do renascimento. ( reconhecer)
c) É necessário que __________________ toda a genialidade de Leonardo da Vinci. (compreender)

5. Identifique os tempos verbais do indicativo e do subjuntivo e as formas nominais em que estão os verbos destacados nestas anedotinhas do Bichinho da Maçã, de Ziraldo:

a) “O operário pegou o minguado salário em notas fedorentas, rasgadas, imundas”. Olhou para o caixa com a cara tão desconsolada que o caixa disse:
            - Espero que você não tenha medo de micróbios!
            - Micróbios? Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?”“

b) “      - Professora!
            - Que é, Joãozinho?
            - Eu quero dizer uma coisa muito importante.
            - Fala.
            - Estou com medo de assustar a senhora.
            - Pode falar.
            - É o papai.
            - O que tem ele?
            - Sei não. Ele disse que, se eu tirar zero este mês, alguém vai levar uma surra.”


6. Escreva os verbos dos parênteses no futuro do subjuntivo.

a) Quando __________________ mais sobre a época na renascença, ficaremos ainda mais encantados com a história. (ler)
b) Todos se encantarão quando ___________________ as obras de arte pintadas por Leonardo da Vinci. (conhecer)

Agora use o pretérito imperfeito do subjuntivo.

c) Se as pessoas _________________ a genialidade do inventor, a nossa vida hoje seria melhor. (aproveitar)
d) Ficaria feliz se os alunos _________________sobre outros inventores. (pesquisar)

****************************************************************************


Exercícios extras de substantivo - Para 6ºAno

1- Leia com atenção: 

De que lugar do mundo vem o sorvete?

Essa delícia gelada que todos nós apreciamos e que combina com a estação (verão) vem de uma parte muito distante do mundo: o Oriente.
A guloseima surgiu na China, assim como o macarrão e a seda. O primeiro relato de que se tem notícia sobre o  consumo do sorvete data de três mil anos atrás.
 Naquela época, como ainda não existiam geladeiras, ele era feito com uma matéria-prima natural, a neve, e  
misturado a suco de frutas e mel.
 Quem levou a iguaria refrescante para a Europa foi Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. No século XIII, o 
veneziano Marco Polo voltou de uma de  suas viagens à China e trouxe na bagagem de volta a receita para os cozinheiros italianos. Sabe o que eles fizeram? Adicionaram um ingrediente que deixou o sorvete mais cremoso: o leite.
A partir daí, o quitute virou uma febre no Ocidente e passou a ser consumido na mesa dos nobres, por ser considerado um alimento raro.
A primeira sorveteria do mundo foi inaugurada em Paris, por volta de 1670. De lá, o sorvete passou pela 


Inglaterra e acabou desembarcando na América com os colonizadores britânicos.
Nos Estados Unidos, o sorvete virou uma mania nacional. Tanto que a primeira fábrica de sorvetes do mundo foi instalada lá, em 1851.
Já por essas bandas, o sorvete surgiu nos tempos do Império, com a inauguração da primeira sorveteria em  
1835.
 TAKAIAMA, Shaonny. O Estado de São Paulo. São Paulo, 25 fev. 2006. – Estadinho.  
1. Consumo, neve e fábrica são substantivos primitivos. Forme substantivos derivados a partir de cada um.

2. No texto, aparecem os seguintes substantivos derivados: guloseima, geladeira, cozinheiro, sorveteria e 

colonizadores. De que substantivos primitivos eles derivam?

3. Copie do texto dois substantivos simples e um composto.
 4. Copie todos os substantivos próprios.

5. Fruta, mel e mesa são substantivos concretos. Copie do texto outros cinco substantivos concretos.



6. Reescreva as frases a seguir, substituindo as expressões grifadas pelos substantivos coletivos equivalentes.Faça as adaptações necessárias.

 a. Uma porção de gafanhotos pousou sobre uma plantação de milho.

b. O navio visitou o conjunto de ilhas dessa região.

c. Neste museu há uma coleção de obras de arte moderna.

d. Um conjunto de aviões fazia acrobacias no céu.

e. Meu professor trouxe um conjunto de mapas para a aula de Geografia.





12 comentários:

  1. Muito bom estes exercícios, gostaria de ver as respostas deles. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. gostaria das respostas adalgisiamoreira@hotmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. gostaria das resposta dos exercícios para mim acompanha do 6º ano e 7º ano
    edyvaldoverdiano@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  4. ruim pa caralho bota o portugues no meio dos seus cus seus cuzoes

    ResponderExcluir
  5. bom dia gostaria do gabarito, gostei das atividades. se possível enviar para baratinh24@gmail.com.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ... poderia mandar pra mim o gabarito
    viviane.alguem@gmail.com

    ResponderExcluir